Já fez as contas a quanto tempo perde no trânsito e a estacionar todos os dias? O que faria com metade desse tempo? Diversos estudos indicam que com uma scooter pode poupar metade do tempo que demora habitualmente de automóvel.
Em Paris, por exemplo, cidade conhecida pelo seu transito e pela dificuldade em estacionar, a ADEME (Agence de l’Environnement et de la Maîtrise de l’Energie), realizou em 2008 um estudo que comparou o tempo médio de deslocação de um automóvel e de uma scooter partindo em simultâneo do mesmo local durante 5 dias consecutivos.
Neste estudo, analisou-se uma viagem habitual de casa para o trabalho de um dos subúrbios (Linas) para o centro de paris (Musée d’Orsay) à hora de ponta (hora de chegada a Paris: 8.30 am). Concluiu-se que o tempo médio em automóvel é de 88 minutos e em scooter apenas 44 minutos, ou seja, exatamente metade!
Também em Londres, diversos estudos comparativos foram efetuados pela “Motorcycle Industry Association”, tendo-se verificado tempos de deslocação em scooteer muito inferiores aos dispendidos em automóvel (valores em minutos):
Rota em Londres |
Tempo de Carro |
Tempo de Scooter |
Poupança de Tempo |
Ganho |
Drummond Gate to Upper Berkeley Street (via Victoria Street & Hyde Park Corner). |
15 |
9 |
-6 |
-40% |
Gloucester Place to Goswell Road (via Kings Cross Road & Clerkenwell Road). |
26 |
14 |
-12 |
-46% |
Cannon Street to Clerkenwell Road (via Cheapside & Charterhouse Street). |
10 |
4 |
-6 |
-60% |
Hampstead Road to Devonshire Place Mews (via Marylebone Road). |
18 |
10 |
-8 |
-44% |
Outros estudos, realizados em Roma e Nova Iorque, apontam para conclusões semelhantes. No estudo de Nova Iorque existe mesmo uma estimativa que o aumento de apenas 10% na utilização de scooters poderia significar a poupança de 4,6 milhões de horas por ano, o que poderia representar maior produtividade.
Mais recentemente, em Fevereiro de 2013, a “Scooterlife”, revista espanhola sobre scooters, realizou em Madrid um estudo comparando os tempos de deslocação com o automóvel, autocarro e bicicleta elétrica, sendo os resultados os seguintes:
Veja aqui o vídeo.
Aguardamos agora por um estudo feito em Portugal, e em especial em Lisboa e Porto. Entretanto, não perca mais tempo! Tome a decisão certa!
Fontes:
ADEME – “Powered two wheelers compared with cars”, 12/2008
Motorcycle Industry Association UK – “Powered two wheelers and the urban environment”
Vespanomics – “ New traffic Model shows positive impact of motor scooters on new York city environment & congestion”.