Quanto vale o seu tempo?

Posted: 27/06/2013 by geraluscoot in Vantagens das Scooters

Saving_Time

Já fez as contas a quanto tempo perde no trânsito e a estacionar todos os dias? O que faria com metade desse tempo? Diversos estudos indicam que com uma scooter pode poupar metade do tempo que demora habitualmente de automóvel.

Em Paris, por exemplo, cidade conhecida pelo seu transito e pela dificuldade em estacionar,  a ADEME (Agence de l’Environnement et de la Maîtrise de l’Energie), realizou em 2008 um estudo que comparou o tempo médio de deslocação de um automóvel e de uma scooter partindo em simultâneo do mesmo local durante 5 dias consecutivos.

zeusd1-GBPO-5760271

Neste estudo, analisou-se uma viagem habitual de casa para o trabalho de um dos subúrbios (Linas) para o centro de paris (Musée d’Orsay) à hora de ponta (hora de chegada a Paris: 8.30 am). Concluiu-se que o tempo médio em automóvel é de 88 minutos e em scooter apenas 44 minutos, ou seja, exatamente metade!

Também em Londres, diversos estudos comparativos foram efetuados  pela “Motorcycle Industry Association”, tendo-se verificado tempos de deslocação em scooteer muito inferiores aos dispendidos em automóvel (valores em minutos):

Rota em Londres

Tempo de Carro

Tempo de Scooter

Poupança de Tempo

 Ganho
Drummond Gate to Upper Berkeley Street (via Victoria Street & Hyde Park Corner).

15

9

-6

-40%

Gloucester Place to Goswell Road (via Kings Cross Road & Clerkenwell Road).

26

14

-12

-46%

Cannon Street to Clerkenwell Road (via Cheapside & Charterhouse Street).

10

4

-6

-60%

Hampstead Road to Devonshire Place Mews (via Marylebone Road).

18

10

-8

-44%

Outros estudos, realizados em Roma e Nova Iorque, apontam para conclusões semelhantes. No estudo de Nova Iorque existe mesmo uma estimativa que o aumento de apenas 10% na utilização de scooters poderia significar a poupança de 4,6 milhões de horas por ano, o que poderia representar maior produtividade.

A MAN LOOKS AT HIS WATCH WHILST SITTING IN SYDNEY PARK

Mais recentemente, em Fevereiro de 2013, a “Scooterlife”, revista espanhola sobre scooters, realizou em Madrid um estudo comparando os tempos de deslocação com o automóvel, autocarro e bicicleta elétrica, sendo os resultados os seguintes:

O mais rápido na cidadeVeja aqui o vídeo.

Aguardamos agora por um estudo feito em Portugal, e em especial em Lisboa e Porto. Entretanto, não perca mais tempo! Tome a decisão certa!

971

Fontes:

ADEME – “Powered two wheelers compared with cars”,  12/2008

Motorcycle Industry Association UK – “Powered two wheelers and the urban environment”

Vespanomics – “ New traffic Model shows positive impact of motor scooters on new York city environment & congestion”.

Deixe um comentário